Acabou de sair do forno. Aproveite enquanto está quente!
Segue meu mais novo artigo científico intitulado A pesquisa Psicanalítica na Universidade: Estratégias Metodológicas de Investigação e publicado na revista Psicologia: Teoria e Pesquisa.
Artigo completo no site da revista:
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22549
Link para download em pdf (português):
http://www.scielo.br/pdf/agora/v21n1/1809-4414-agora-21-01-71.pdf
Link para download em pdf (ing):
http://www.scielo.br/pdf/agora/v21n1/1809-4414-agora-21-01-71.pdf
Resumo
Este artigo analisa os impactos subjetivos advindos das novas formas de interação permitidas pelos avanços tecnológicos no campo virtual. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis participantes adultos que possuíam um personagem em jogos online com um complexo mundo virtual. A estratégia metodológica para análise das entrevistas seguiu a análise temática do seu conteúdo e interpretações psicanalíticas winicottianas. Pôde-se constatar que a atividade criativa inserida nesses jogos permite uma interação particular entre o sujeito e o personagem pertencente ao universo virtual, se estabelecendo como potência para a constituição de um espaço potencial e para a emergência de novos processos de subjetivação.
Palavras-chave: espaço potencial; identificação; virtual; brincar; jogos na internet
Como citar (APA e ABNT):
Gregório, Gregório De Sordi, & Amparo, Deise Matos do. (2018). O BRINCAR E O ESPAÇO POTENCIAL NO AMBIENTE VIRTUAL. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, 21(1), 71-82. https://dx.doi.org/10.1590/1809-44142018001007
GREGORIO, Gregório De Sordi; AMPARO, Deise Matos do. O BRINCAR E O ESPAÇO POTENCIAL NO AMBIENTE VIRTUAL. Ágora (Rio J.), Rio de Janeiro , v. 21, n. 1, p. 71-82, Apr. 2018 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982018000100071&lng=en&nrm=iso>. access on 10 Feb. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142018001007.
0 comentários