Psicoterapia

O que é, afinal, a psicoterapia?

E Quando é a hora de começar?

A resposta para a segunda pergunta é fácil. Você não vai a terapia se não for a hora de começar. Pode ter certeza disso. Já vi milhares de pessoas falando que adorariam fazer psicoterapia, mas estão sem tempo, é caro ou qualquer outra desculpa. Fato é: quando for a hora, essas mesmas pessoas vão arrumar tempo!

Psicoterapia exige comprometimento, energia e disposição para procurar um psicólogo bom em que você confie, ligar, marcar horário, se deslocar e falar sobre algo que possivelmente você estava inconscientemente escondendo até de você mesmo. Psicoterapia não é fácil e não é simples, mas é um lugar seguro onde você poderá trabalhar o seu sofrimento e suas angústias sob a escuta de um profissional qualificado.

Portanto, busca-se a psicoterapia quando a pessoa estiver passando por qualquer dificuldade que esteja lhe trazendo sofrimento ou algum prejuízo na vida pessoal, social, profissional ou relacional e que não esteja conseguindo solucionar estes conflitos sozinha. Isso é valido tanto no âmbito individual, quanto para casais e famílias.

Há ainda a procura quando a psicoterapia é buscada para outra pessoa. Neste caso, é extremamente importante um comprometimento também dos pais ou familiares para levar, buscar, participar quando necessário ou simplesmente se sensibilizar com o sofrimento do outro.

Sendo assim, psicoterapia não é mágica. Seus problemas não serão curados como em uma cirurgia que remove uma pinta de sua pele ou simplesmente por um remédio milagroso. A psicoterapia é, por natureza, um processo complexo onde se trabalha as diversas formas de angústias, sintomas, sofrimentos e também proporciona o autoconhecimento, a busca pelas suas aspirações e uma melhora da qualidade de vida.

Caso tenha interesse, poderá entrar em contato comigo clicando aqui ou pelo telefone: (61) 99942-5123.

Gregório De Sordi

Psicólogo, CRP 01/16979, mestre e doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Foi professor e coordenador do curso de psicologia da UNICEPLAC. É editor associado da revista "Psicologia: Teoria e Pesquisa" (Qualis A1). Tem experiência profissional na área de saúde mental, psicanálise, psicologia clínica e avaliação psicológica. Atende, com enfoque psicanalítico, adolescentes e adultos em consultório particular localizado em Brasília-DF e atendimentos virtuais. Telefone: (61) 999425123

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.