Uma vez eu ouvi a seguinte frase:
“Antigamente alguém era famoso por ser especial, hoje é especial por ser famoso”
(Autor desconhecido)
Por Que Será que isso acontece?
Vamos começar vendo um vídeo:
(Para ver com legenda em português, clique em ativar legendas, ao lado de alterar qualidade, tamanho, etc.)
E aí, ficou chocado?
Realmente é impressionante. Mais chocante ainda é pensar que isso acontece bem diante dos nossos olhos, não somente em Nova York.
Para tentar responder este fenômeno, devemos pensar no que o faz acontecer, o que o sustenta. Ou ainda, quem sai ganhando com isso. Assim, podemos chegar ao
Bombardeio midiático.
Hoje temos:
- O programa principal onde encontramos as celebridades (novelas, BBB, etc)
- Programas que falam sobre os personagens criados;
- Programas que falam sobre a vida pessoal de determinados famosos
- Famoso em diversas situações que poderiam ser vividas por qualquer pessoa (dança dos famosos, programa da Fátima Bernardes, etc).
- Notícias sobre famosos;
- Etc.
De vez em quando parece que sabemos mais da vida de alguém famoso do que de alguém que estão vivendo conosco o nosso dia-a-dia. Isso é o efeito do bombardeio da mídia. Ela cria, ela sustenta, ela destrói. Neste quesito a mídia é quase uma deusa. É só pensar no Michel Teló. Sucesso mundial por causa de uma música… que NÃO é dele! Então, ele deve ser muito bom mesmo, não deve haver ninguém igual a ele… Também não. Então, deve ter alguém lucrando com a imagem dele. Aí sim encontramos a resposta.
O processo é o seguinte (exemplo):
- Globo faz um contrato para exibição do UFC
- UFC possui um público específico
- Globo quer aumentar esse público
- Problema: UFC é muito violento
- Solução: Novela com lutador “bonzinho”
- Imagem final: UFC não é briga, é luta (no final os caras se abraçam mesmo, né?)
- Resultado: lucros e mais lucros
Há ainda outro ponto,
Criação e sustentação de ideais
Qual é o benefício de um ideal? Veja a Barbie (boneca mais vendida no mundo) com seu corpo irreal. Muitas crianças foram criadas convivendo com esta boneca e enquanto brincavam e fantasiavam, estavam criando a imagem de um ideal de um corpo de mulher. Agora, por que será que a Barbie tem esse corpo tão irreal? Porque se você tiver que ir contra a sua própria natureza, isso significa mais esforço, mais produtos para te ajudar, mais, mais, mais... O ideal faz com que você nunca fique parado e se encontre sempre em uma busca desenfreada de algo inatingível. Tem coisa melhor que isso para as vendas?
A verdade é que mídia adora um fenômeno, o capitalismo adora um ideal e as pessoas adoram ter algo para acreditar e desejar, algo para fazê-las sentirem-se incluídas e próximas ou até para sentirem-se diferentes e alternativas.
E não tem nada melhor do que um ídolo, uma celebridade para fazer todo este trabalho.
"Antigamente as pessoas eram famosas por serem especiais, hoje são especiais por serem famosas” (autor desconhecido). 'Por que será?' Bora pensar? Acesse o blog https://porquesera.com.br/famosoespecial/ Recomendo!