famoso = especial ?

Uma vez eu ouvi a seguinte frase:

“Antigamente alguém era famoso por ser especial, hoje é especial por ser famoso”

(Autor desconhecido)

Por Que Será que isso acontece?

Vamos começar vendo um vídeo:

(Para ver com legenda em português, clique em ativar legendas, ao lado de alterar qualidade, tamanho, etc.)

E aí, ficou chocado?

Realmente é impressionante. Mais chocante ainda é pensar que isso acontece bem diante dos nossos olhos, não somente em Nova York.

Para tentar responder este fenômeno, devemos pensar no que o faz acontecer, o que o sustenta. Ou ainda, quem sai ganhando com isso. Assim, podemos chegar ao

Bombardeio midiático.

Hoje temos:

  • O programa principal onde encontramos as celebridades (novelas, BBB, etc)
  • Programas que falam sobre os personagens criados;
  • Programas que falam sobre a vida pessoal de determinados famosos
  • Famoso em diversas situações que poderiam ser vividas por qualquer pessoa (dança dos famosos, programa da Fátima Bernardes, etc).
  • Notícias sobre famosos;
  • Etc.

De vez em quando parece que sabemos mais da vida de alguém famoso do que de alguém que estão vivendo conosco o nosso dia-a-dia. Isso é o efeito do bombardeio da mídia. Ela cria, ela sustenta, ela destrói. Neste quesito a mídia é quase uma deusa. É só pensar no Michel Teló. Sucesso mundial por causa de uma música… que NÃO é dele! Então, ele deve ser muito bom mesmo, não deve haver ninguém igual a ele… Também não. Então, deve ter alguém lucrando com a imagem dele. Aí sim encontramos a resposta.

O processo é o seguinte (exemplo):

  1. Globo faz um contrato para exibição do UFC
  2. UFC possui um público específico
  3. Globo quer aumentar esse público
  4. Problema: UFC é muito violento
  5. Solução: Novela com lutador “bonzinho”
  6. Imagem final: UFC não é briga, é luta (no final os caras se abraçam mesmo, né?)
  7. Resultado: lucros e mais lucros

Há ainda outro ponto,

 Criação e sustentação de ideais

 famoso especialQual é o benefício de um ideal? Veja a Barbie (boneca mais vendida no mundo) com seu corpo irreal. Muitas crianças foram criadas convivendo com esta boneca e enquanto brincavam e fantasiavam, estavam criando a imagem de um ideal de um corpo de mulher. Agora, por que será que a Barbie tem esse corpo tão irreal? Porque se você tiver que ir contra a sua própria natureza, isso significa mais esforço, mais produtos para te ajudar, mais, mais, mais... O ideal faz com que você nunca fique parado e se encontre sempre em uma busca desenfreada de algo inatingível. Tem coisa melhor que isso para as vendas?

A verdade é que mídia adora um fenômeno, o capitalismo adora um ideal e as pessoas adoram ter algo para acreditar e desejar, algo para fazê-las sentirem-se incluídas e próximas ou até para sentirem-se diferentes e alternativas.

E não tem nada melhor do que um ídolo, uma celebridade para fazer todo este trabalho.

Gregório De Sordi

Psicólogo, CRP 01/16979, mestre e doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Foi professor e coordenador do curso de psicologia da UNICEPLAC. É editor associado da revista "Psicologia: Teoria e Pesquisa" (Qualis A1). Tem experiência profissional na área de saúde mental, psicanálise, psicologia clínica e avaliação psicológica. Atende, com enfoque psicanalítico, adolescentes e adultos em consultório particular localizado em Brasília-DF e atendimentos virtuais. Telefone: (61) 999425123

1 Comentário

  1. "Antigamente as pessoas eram famosas por serem especiais, hoje são especiais por serem famosas” (autor desconhecido). 'Por que será?' Bora pensar? Acesse o blog https://porquesera.com.br/famosoespecial/ Recomendo!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Alternativas de Publicidade Online ← Marketing Digital - [...] Li uns artigos bacanas hoje. Um sobre o abuso da Ritalina e outro sobre a fama na nossa sociedade. [...]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *