Entenda o Ato Médico

Você sabe tudo que está envolvido no Ato Médico?

Comece refletindo sobre esse vídeo:

Disfarçado de um simples projeto que regulamenta a profissão dos Médicos está a coleira que será colocada em todas as pessoas. Isso mesmo! O Ato Médico é nada mais, nada menos do que uma resposta de uma classe bem organizada, cheia de dinheiro e poderosa que está com medo de perder seu prestígio e seu dinheiro.

O Ato Médico é um projeto Político.

Os grandes avanços das outras áreas, como todas as citadas no texto (psicologia, fisioterapia, etc), fizeram com que alguns médicos (os que apoiam o Ato Médico) se sentissem ameaçados. Invés de conhecer as outras áreas e aprender com o sucesso e fracassos delas, o Ato Médico recoloca a medicina no topo, não mais de forma merecida e conquistada, mas de forma imposta.

Exemplificando melhor: Imagine que foi descoberto um novo continente. Uma terra diferente, com espécies diferentes, remédios diferentes e culturas diferentes. Aos poucos, as pessoas ficaram curiosas e foram experimentando estes novos produtos e foram gostando. Os governantes, vendo as vendas de seus produtos abaixarem, resolvem regulamentar quem vai poder ir para este novo continente. E mais, para ir, todos terão quer utilizar os barcos do governo.

É esta a mesma coisa que vai acontecer com o Ato Médico. E pior, os “barcos” ficarão superlotados. Os atendimentos serão cada vez mais rápidos e piores.

É claro que o que está detrás é o dinheiro. E não acredito que seja nem os dos médico. É algo muito maior que eles. É a indústria que produz milhões e milhões de medicamentos e quer vender cada vez mais.

Como uma criança que não quer ouvir outra opinião que não a sua, o Ato Médico fecha as portas para o diálogo e para a crítica.

As pessoas controlam o que é bom e o que é ruim quanto a produtos e serviços. Se algo não funciona mesmo, ele se extingue ou se modifica. A psicologia, a fisioterapia e outras áreas existem e se firmam por um motivo. São olhares diferentes da medicina, que muitas vezes analisam o mesmo fenômeno sob uma ótica diferente.

Psicólogo não pode realizar diagnóstico e prognóstico? Clique aqui para ver o tanto de testes que foram criados, reconhecidos, validados em diversos países  e que são utilizados, produzindo artigos, teses, dissertações à academia científica e proporcionando um melhor atendimento aos pacientes. Testes que passam por rigorosos processos para entrar nesta lista e são periodicamente testados novamente sua eficácia.

E você vai me dizer que uma entrevista de 20 minutos baseada num simples Manual é mais eficaz na análise da subjetividade e da psicopatologia de alguém do que uma avaliação psicológica (bem feita) que gasta no mínimo 3 horas.

Ok, se você acha, é sua opinião e respeito ela. Mas respeite a minha e deixe ela existir. A saúde se encarregará de decidir qual é a mais correta.

O Ato Médico é um projeto tirano que controla o poder de escolha de cada cidadão para recorrer ao tratamento que mais deseja e mantém os outros profissionais da saúde como seus reféns.

E você vai ficar parado? Só nos resta os protestos e a Dilma para vetar este absurdo!

ato médico

Gregório De Sordi

Psicólogo, CRP 01/16979, mestre e doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Foi professor e coordenador do curso de psicologia da UNICEPLAC. É editor associado da revista "Psicologia: Teoria e Pesquisa" (Qualis A1). Tem experiência profissional na área de saúde mental, psicanálise, psicologia clínica e avaliação psicológica. Atende, com enfoque psicanalítico, adolescentes e adultos em consultório particular localizado em Brasília-DF e atendimentos virtuais. Telefone: (61) 999425123

5 Comentários

  1. é uma pena um país tão rico como o nosso Brasil com políticos corruptos, querem votos mas não fazem nada só para eles mesmos, realmente é uma vergonha!!!!!…..

    Responder
  2. concordo totalmente. mas e uma pena, que a sociedade nao esta atenta ao que nossos governantes decidem sobre nosso futuro. e claro que essa lei atingira a todos, ja pagamos um preço muito alto para nao termos um direito básico e essencial, que nao e só a saúde mas a vida. e ate quando a sociedade vai continua inerte a esses absurdos?

    Responder
    • Essa é uma ótima pergunta. Porque estamos acomodados vendo políticos corruptos roubarem o nosso dinheiro bem na nossa cara? Realmente deplorável esse nosso comportamento de só reclamar e não fazer nada…

      Responder
  3. Sem falar que o Ato Médico fere todos os princípios do SUS, que tem uma filosofia muito bonita de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social! Como pode em um mesmo país uma lei ir contra o seu próprio sistema público de saúde?!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *